Infraestrutura do programa para a condução de suas atividades de ensino, de pesquisa e administração, bem como biblioteca, acesso à internet, a bases de dados e outros elementos de infraestrutura

A Escola de Química vem investindo pró-ativamente na infraestrutura física de suas instalações. Cinco complexos laboratoriais foram construídos na última década, com a participação da PETROBRAS e da ANP. Os laboratórios são compartilhados por docentes e alunos tanto do Acadêmico, quanto do Profissional. A área física total dos laboratórios do EPQB/MP compreende mais de 20.000 m2.

Em 2018 foram inauguradas as novas instalações do Laboratório de Avaliação de Catalisadores, o LEACAT, totalmente financiado por três projetos com a empresa internacional Petrogal. Esse laboratório conta com sistemas automatizados de avaliação e caracterização de catalisadores.

O Núcleo de Biocombustíveis, de Petróleo e de seus Derivados (NBPD), de 2012, foi patrocinado pela PETROBRAS e pela ANP. É um complexo com 18 laboratórios e uma grande área para instalação de unidades pilotos. Possui fermentadores, CG-MS, reatores biológicos, CHN, calorímetros (DSC), analisador termogravimétrico, analisador dinâmico-mecânico, AFM, FT-IR, NIR, Nanoflash para determinação de difusividade térmica de materiais, reômetros, analisadores de tamanho de partículas, tensiômetro, goniômetro, rotoevaporadores, estufas, muflas, shakers, clusters computacionais. Na área externa, há uma caldeira totalmente instrumentada que gera vapor para as plantas pilotos. Sua área é cerca de 200 m2 e um pé direito de 6 m.

A Unidade Protótipo de Catalisadores (PROCAT), de 2012, é um complexo com uma planta multipropósito para “scale-up” na fabricação de catalisadores e produtos afins. Localizado no Parque Tecnológico de Santa Cruz, faz parte de um projeto envolvendo a Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC), a FINEP, o CENPES e a Escola de Química, que conceberam todo o complexo. Seu objetivo é a pesquisa com ênfase tecnológica. Conta com: Sistema de Secagem – tipo Spray Dryer; Sistema de Moagem – Moinhos diversos; Sistema de Aquecimento de Óleo Térmico; Reatores Atmosféricos e Pressurizados. Conta também com dois laboratórios equipados com reatores, autoclaves, agitadores de alta potência, moinhos, misturadores e equipamentos de análise.


Área de Concentração: Processos Biotecnológicos (EPQB) e Processos de produção de biocombustíveis (MP) – cerca de 1.100 m2

Principais Equipamentos: Microscópios óticos, Microscópio com câmera digital/análises morfométricas, Citômetro de Fluxo, Potenciômetros, Bombas a vácuo, Balanças analíticas, Bombas peristálticas, Estufas, Placas de aquecimento, Agitadores, Espectrofotômetros com varredura UV, Centrífuga, Geladeiras, Freezers, Autoclaves , Destiladores, Microdestilador, FPLC com integrador, Eletroforese capilar, Sistema Eletroforese, Biorreatores com diferentes capacidades (0,5L a 100L), Centrífugas, Estereoscópio com dispositivo para câmara fotográfica, Contador de colônias, Kjeldahl, Destilador de álcool, Sensores de pH, temperatura e oxigênio dissolvido e redox, Deionizador, Agitador para medida de potência efetiva, Potenciômetro, Eletrodo de íon seletivo, Digestor HACH, Espectro HACH, Medidores de oxigênio dissolvido, Compressor, Microondas, Banho com ultrassom, HPLC com detectores índice de refração e UV, Destilador/Deionizador, Cromatógrafo a gás, Centrífuga refrigerada, Rota-vapor, Concentradores de Proteínas, Moinho TECNAL TE-680, Analisador Carbono Total, Evaporador Rotativo, Incubadores refrigerado/Aquecido, Tensiômetro, Respirômetro, Viscosímetro, Manta Aquecedora.


Área de Concentração: Projeto (Engenharia) de Processos (EPQB) e Projeto de unidades petroquímicas e Biocombustíveis (MP) – cerca de 10.000 m2

1. LADEQ:Analisador de Sistemas Particulados, Peneiradora Automática, Bombas Peristálticas e Centrífugas. Espectrofotômetros, Balanças Analíticas, Refratômetro, Válvulas de Injeção. Cromatógrafos a Gás, Medidores e Transmissores de pH, Temperatura, Densidade, Nível, Válvula de Controle, Reator Piloto, Coluna de Destilação, Ebulidor. Controladores Digitais, Lógicos e Multimalhas, Trocadores de Calor, Sopradores. Caldeira, Compressor, Torre de Resfriamento.

2.Laboratório de Hidrorrefino: Cromatógrafo a gás, Cromatógrafo para Curva de Destilação Simulada, GC/MS, planta de hidrocraqueamento de frações de petróleo), planta de hidrotratamento de gasolina de pirólise (em regime de comodato), loop de escoamento bifásico. Fotobiorreator para crescimento de microalgas

3. Laboratório de Modelagem e Simulação Molecular: dez microcomputadores e um “cluster Beowulf” de nove microcomputadores interligados em uma rede dedicada Linux, para processamento paralelo.

4. Laboratório de Termodinâmica e Cinética Aplicada : células PVT de alta pressão, espectrofotômetros e cromatógrafos.

5. Laboratório de Ensaios de Compósitos: máquina de enrolamento filamentar de 3 m de comprimento e 4” de diâmetro. Poço instrumentado para identificar a pressão de rompimento sujeitos a pressões hidrostáticas de até 350 bar.


Área de Concentração: Processos Químicos (EPQB) e Processos de produção de Produtos Petroquímicos e Biocombustíveis (MP)(cerca de 1.500 m2)

Principais Equipamentos : Difração e Fluorescência de Raios X, Microscópio Eletrônico de Varredura, Cromatógrafos a Gás e Líquidos, Reator Batelada, Unidades Catalíticas, Analisador Térmico, Condutivímetro, Analisador TOC, Analisador OD, Analisador Nitrogênio Amoniacal, Sistema de membranas de Micro, Ultra, Nanofiltração e de Osmose Inversa, Potenciostato, Câmara de jateamento, Ozonizador, Sistema de UV, Jar Test, Estufas, Bombas, Fornos, Prensa, Viscosímetro, Turbidímetro, Analisador DQO, Espectrofotômetro de varredura UV-Visível, Moinhos de bola, Peneirador, Flotador por Ar Dissolvido, Autoclave.

Laboratórios de Processos Orgânicos: Reator/autoclave Buchi, Prensa Carver, Estufas, Chapas de aquecimento, Evaporador rotativo, Bombas de vácuo e difusão, Banhos termostatizados, Reator de hidrogenação, Reator piloto, Caldeira, Refratômetro, Polarímetro, Sacarômetro, Condutivímetros, Cromatógrafo a gás, HPLC, Infravermelho FTIR, Aparelho para determinação de ponto de fusão Politriz, Potenciostato, Calorímetro Diferencial de Varredura, Estabilizador de Tensão, Analisador Térmico Simultâneo, Forno Tubular, Fornos de Câmera de Seção Retangular, Protótipo de Análises Térmicas c/ módulos de Termogravimetria, Registrador Multicanal, Sistema de Ustulação com Forno Tubular de Laboratório, Bombas de Vácuo, Centrífuga, Condutivímetro, Deonizador, Destilador, Espectrofotômetro, Homogenizadores, Jar Test, Turbidímetros, Fornos elétricos, Mesa Polidora.


Área de Concentração: Gestão Tecnológica (EPQB e MP)

Área física: cerca de 70 m2. SIQUIM: Sistema de Informação da Indústria Química – Contém bases de dados de setores do Complexo Químico, como a Química Fina, Petroquímica, Carboquímica, Alcoquímica e de derivados de produtos naturais. Realiza estudos prospectivos, fornecendo subsídios à formulação de políticas públicas e suporte à tomada de decisões por parte das empresas.

Equipamentos Multiusuários em operação: CG-MS, Fluorescência de Raios X, Microscópio de Força Atômica, BET.


Recursos de Informática

Rede de cerca de 300 microcomputadores que conectam todas as dependências administrativas, de pesquisa, salas de professores e algumas das salas de aula, com amplo acesso à Internet. Há três salas de computadores de uso público, duas para a graduação (28 computadores) e a outra para pós-graduação (24 computadores). Ocorrem atividades de ensino com uso de softwares específicos (Matlab, Statistica, Mathematica, Design Expert, entre outros). A operação da rede é supervisionada por funcionários especializados.

1) O Laboratório H2CIN: (i) uma planta de hidrocraqueamento de frações de petróleo , (ii) Um loop de escoamento bifásico; (iii) uma planta para hidrotratamento de gasolina de pirólise (comodato). O hardware de instrumentação e controle está conectado a computadores de processo, para desenvolvimento e validação de modelos.

2) Laboratório ATOMS da Escola de Química (LSM/EQ) dispõe de 25 microcomputadores e de um “cluster Beowulf” de nove microcomputadores interligados em uma rede dedicada Linux, para processamento paralelo.

3) Laboratório de Fluidodinâmica Computacional: O Lab CFD da Escola de Química/UFRJ possui dois clusters SGI e 37 microcomputadores.

4) SIQUIM-Sistema de Informação da Indústria Química – desenvolve trabalhos de prospecção, oportunidades e competitividade de cadeias produtivas, visando a identificar gargalos da Indústria Química brasileira.


Em software, temos licenças de uso do simulador de processos UNISIM DESIGN (200 licenças), MAPPLE(50 licenças), PHOENIX (50 licenças), Statistica (50 licenças) e Design Expert (20 licenças). Dispomos ainda dos seguintes softwares:

a) Compaq VISUAL FORTRAN 6.5 – o compilador de FORTRAN90/95, líder de mercado, recomendado por softwares, como o Phoenics, que necessitam de compilador FORTRAN como compilador ideal.

b) Mathematica – A licença foi obtida em parceria com COPPE, Instituto de Matemática, Instituto de Física e Instituto de Química.

c) HyperChem – Software de simulação molecular.

d) SIMAPRO – Software que permite analisar Ciclo de Vida de processos e produtos.

e) TITAN – Software de simulação molecular. Foram adquiridas licenças do UNISIM Design e MATLAB/SIMULINK.


Biblioteca

As principais bibliotecas de apoio para os alunos do Programa são as Bibliotecas dos Centros de Tecnologia e de Ciências da Saúde da UFRJ, cujos acervos estão entre os melhores do país em suas respectivas áreas. A Escola de Química possui a biblioteca Paulo Geyer, subordinada à Biblioteca do Centro de Tecnologia. Outras bibliotecas consultadas são as dos Institutos de Física e de Química da UFRJ. A Escola de Química possui ainda um Posto de Serviços Bibliográficos, a partir do qual outras bibliotecas da UFRJ podem ser acessadas. Em 2007, esse posto de serviço foi revitalizado, em parceria com o Grupo UNIPAR, com acesso à Internet, o que permite consultar o Portal de Periódicos da CAPES.

A Biblioteca Paulo Geyer faz parte de um grupo de 45 bibliotecas que formam o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da UFRJ, com a Base Minerva para busca e acesso a mais de 4.000 itens (e-books, livros impressos, arquivos multimídia, teses, dissertações, periódicos impressos, patentes e demais documentos). Tal sistema possibilita, via Proxy e CAFe, o acesso remoto ao Portal de Periódicos CAPES (53.000 títulos de periódicos). Igualmente, o Repositório Institucional Pantheon coleta, preserva e divulga com acesso aberto toda produção acadêmica da UFRJ.

Os usuários contam com Cadastro único na rede de Bibliotecas; Consulta e Empréstimo de obras bibliográficas; Renovação on-line; Acesso aos computadores locais; Wi-fi liberado; Sala de estudo; Acesso livre ao acervo impresso; e podem solicitar Comutação e levantamentos bibliográficos.

A equipe da biblioteca é altamente qualificada, com profissionais graduados e pós-graduados na área de Biblioteconomia. A equipe conta com Adriana Emerich (MSc em Preservação de Acervos de C&T), Fábio Ferreira (MSc em Preservação de Acervos de C&T), Felipe de Melo (Especialização em Gerenciamento Eletrônico de Documentos), Ingrid de Souza (MP em Preservação de Acervos de C&T), Renato Melo (Especialização em Biblioteconomia). Promove encontros de aperfeiçoamento, visitas guiadas, treinamento de usuários, palestras sobre Sistemas Integrados da UFRJ, pesquisas em bases de dados e localização e acesso aos acervos da UFRJ. Com relação ao MP, no início de cada período, fazem uma apresentação na qual divulgam as facilidades disponíveis e seus potenciais serviços.